quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Veja como usar espelhos na decoração


Aplicados com frequência em projetos de interiores, esses objetos exigem cuidados para que desconforto e exageros sejam evitados




Hoje vamos falar sobre um revestimento clássico e bastante utilizado em projetos de interiores: espelhos. Quais as formas mais indicadas de utilizá-los? Quais as estratégias de aplicação que tiram melhor proveito de seu efeito reflexivo? E, ainda, quais são os erros mais comuns que devem ser evitados? Venham descobrir!

Revestir pilares e estruturas com espelhos é uma ótima forma de desviar a atenção desses elementos, escondendo-os. No projeto da arquiteta Denise Macedo (foto de abertura), por exemplo, vemos que a estrutura central do apartamento quase desaparece, integrando e ampliando living e espaço gourmet. Esse truque é muito utilizado, principalmente, quando paredes ou pilares estão localizados no centro dos espaços. Com isso, acabam dividindo os ambientes e entram em conflito visual com os elementos decorativos. Utilizando a estratégia dos espelhos, conseguimos ambientes mais contínuos e planejados.

Uma dica importante antes de aplicar espelhos em qualquer ambiente é avaliar a posição que o objeto terá no layout do espaço. É interessante evitar o uso atrás de televisões, pois, muitas vezes, o reflexo acaba tirando a atenção do aparelho e cansando os olhos do observador. Em quartos, essa análise é superimportante, pois existem pessoas que não gostam de se ver refletidas. Nesse caso, uma opção interessante é aplicá-los atrás da cabeceira da cama ou, ainda, em portas de correr.

Outra ótima opção para a utilização dos objetos é a composição em painéis bisotês. Clássico, esse acabamento nunca sai de moda e dá um ar sofisticado a qualquer ambiente. Neste exemplo, um dormitório projetado pelas arquitetas doMundstock Arquitetura, vemos uma aplicação na parede atrás da cama. Um verdadeiro sonho, não?

Foto: Divulgação | Mundstock Arquitetura

Esse tipo de acabamento ganha destaque também em outro projeto das gurias, uma sala com bastante madeira e vegetação.



Foto: Divulgação | Mundstock Arquitetura



Para quem quer utilizar espelho na decoração, mas não pretende investir em um painel sob medida para a parede – que acaba tendo um custo um pouco elevado devido à grande extensão –, escolher e posicionar uma peça marcante em um local estratégico é uma ótima alternativa. Espelhos com bordas grandes, como este abaixo, também projetado pelo Mundstock Arquitetura, são supertendência e têm um custo mais acessível. Minha sugestão para quem escolher esse posicionamento é apoiar o objeto sobre o chão ao invés de pendurá-lo na parede, dando um toque descolado e moderno ao ambiente.



Foto: Divulgação | Mundstock Arquitetura



Móveis aéreos com portas revestidas completamente por espelhos têm sido muito usados em banheiros. Propostos com pouca profundidade, para guardar perfumes e cosméticos, são uma ótima opção de armazenamento inteligente. Além disso, ampliam o espaço. O que deve ser levado em consideração nesse caso, contudo, é a divisão das portas do móvel: deve-se ter cuidado para que o espelho fique centralizado, permitindo que o usuário consiga se ver perfeitamente. Para deixar a peça ainda mais charmosa, a dica é a utilização de fitas de LED embutidas nas partes superior e inferior do móvel, criando uma iluminação direcionada e de efeito decorativo. Sem dúvida, seu banheiro vai ficar funcional e charmoso!

Foto: Divulgação | Andrya Kohlmann – design.concept
Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário