quarta-feira, 1 de abril de 2015

Livros pra que te quero! Novas (e tradicionais) ideias para armazená-los


Os objetos podem se transformar em verdadeiros itens do mobiliário, trazendo
modernidade e descontração aos ambientes




Com o avanço da tecnologia e o surgimento dos tablets, muitos questionam sobre o futuro dos livros. Para muitos, nada substitui o bom e velho papel na hora da leitura. Por isso, ideias para guardá-los nunca são demais, não é mesmo?
A primeira consideração que deve ser feita em relação ao seu armazenamento é o fato de que livros são frágeis e delicados. Dessa forma, não devem receber sol diretamente – por isso que bibliotecas sempre priorizam a iluminação difusa e têm sistemas para barrar a entrada de raios, como persianas e cortinas. Ao mesmo tempo em que são sensíveis ao sol, os livros também se deterioram com a umidade. Assim, deve-se ter cuidado em prever o posicionamento desses objetos em um ambiente que receba alguma luz solar e ventilação natural, mesmo que os raios diretos sejam desviados.
cinto-móvel-como guardar livros
Foto: Reprodução | WhimZeeCall

Bom, particularmente, adoro soluções que fogem do padrão e tiram proveito das coisas de forma que nunca imaginamos. Por isso, minha primeira dica é pensar em livros como peças de mobiliário. O que? Como assim? Sim, isso mesmo – livros podem ser usados como móveis, que, além de superpráticos, ficam um charme! Com apenas uma base de mdf, rodízios e um cinto, por exemplo, você pode fazer uma mesa de apoio móvel, como esta da imagem acima. Que tal?
chão-como guardar livros
Foto: Reprodução | Pinterest via Femina



Nessa linha, existem diversos projetos que posicionam os livros diretamente no chão. O efeito é sempre um ar descolado e descontraído. Apesar de achar essas soluções bem legais, tenho que lembrar o lado negativo dessa opção: por serem posicionados diretamente no piso, a tendência é que os livros acumulem muita sujeira e também se desgastem um pouco. Por isso, sugiro essa alternativa como solução emergencial e momentânea, enquanto você não acha um lugar melhor para eles.
estante-degradê-como guardar livros
Foto: Reprodução | Pinterest via RueMag

O mais tradicional, sem dúvida, é guardá-los em estantes, abertas ou fechadas. Existem diversos modelos desse tipo de mobiliário, e a escolha varia muito com o gosto do morador. Então, nossa dica é organizar os livros de forma diferenciada. Já pensaram em formar um degradê de tonalidades? Para mim, não existe maneira mais charmosa – é um pouco trabalhoso, admito, mas vale muito a pena pelo resultado final!
estante-porta-como guardar livros
Foto: Reprodução | Project Orange



Já uma ideia interessante para maximização de espaço é posicionar alguns livros que não sejam muito utilizados em uma prateleira acima de portas. Não é a opção mais funcional – pela dificuldade de acesso devido à altura –, mas pode ser útil quando o ambiente disponível é pequeno e a coleção de livros, grande!
livros finos-como guardar livros
Foto: Reprodução | Pinterest via WeekdayCarnival



Ainda, para quem tem muitas revistas ou livros de pequenas profundidades, uma opção é posicioná-los em “miniprateleiras”. Esse tipo de mobiliário é curinga, pois podem ficar em lugares onde armários e prateleiras comuns não caberiam. Além disso, são ótimos para achar rapidamente os exemplares que queremos, uma vez que a capa fica totalmente visível. Livros infantis também podem ser dispostos dessa forma, pois normalmente são modelos leves e finos.
cozinha-como guardar livros
Foto: Reprodução | Pinterest via Inspiracionline



E quem disse que cozinha não é lugar de livro? Como cada vez mais as pessoas estão cozinhando e investindo em livros de receitas, armazenar esses itens diretamente no ambiente de preparo dos alimentos torna-se uma opção prática e de fácil acesso.
Fonte: Pensei Imoveis

.  E que tal colocar essas belas ideias em pratica nessa linda casa no São Joaquim.
























                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário