quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dicas para organizar as gavetas de um jeito rápido e certeiro

Bagunçar é humano, mas organizar também. Se é no menor tempo possível, então, melhor ainda. Por isso, falamos com quatro profissionais da organização e temos 8 dicas que vão mudar o jeito que você vê o seu armário. Depois delas, você vai estar preparado para acabar com aquela gaveta bagunçada


Armário


Avalie o que você possui:

O primeiro passo é tomar uns minutos para dar uma boa olhada no armário. “É muito importante fazer uma avaliação de todos os itens - doe ou descarte o que não é mais usado ou o que não te faz mais feliz” . Para fazer um teste com mais tempo e saber quais roupas você realmente usa,  vire os ganchos de todos os cabides para fora e vá devolvendo as roupas que você usar com o gancho para dentro. Depois de alguns meses você vai saber quais itens devem ser doados.


Priorize as roupas conforme o uso:

“O que usa mais vai pra cima e, o que usa menos, nas gavetas mais baixas. O ideal é que todas as roupas íntimas, que são coisas que a gente usa mais, fiquem nas primeiras gavetas”. Desta forma, você terá peças 
que usa mais frequentemente ao seu alcance, o que economiza tempo na hora de procurar algum item e facilita a sua vida.


Gavetas


Atenção ao jeito de dobrar:

Há algumas dicas importantes quanto o jeito de dobrar as roupas do armário. A primeira é dobrar as roupas do mesmo tamanho, para melhor visualização. Para isso, pranchas podem ser utilizadas: além de auxiliar na hora de dobrar, elas garantem o tamanho igual. O próximo passo é empilhar as peças em estilo cascata, com um espaço de dois dedos para dentro da anterior – a técnica ajuda a reconhecer os itens e a bagunçar menos durante uma busca. Roupas íntimas, por exemplo, recebem alguns cuidados especiais: "Não pode fazer a bolinha na meia, só enrolar ou dobrar normalmente". “O legal com sutiã com bojo e aro é sempre deixar aberto. Se você não tiver espaço na sua gaveta para deixá-lo de frente, você de repente pode colocar de lado também”.


Forma de dobras



Organizando cores e estampas:

A vantagem de separar por cores ou estampas é a de “haver uma harmonia e facilitar a procura” . Mas não é para todos os armários e gavetas: “O aspecto visual só vai funcionar se tiver muita quantidade. Camiseta, por exemplo, dividimos por manga, e depois por cor -- isto é, primeiro por tipo. Quando a pessoa não tem uma grande quantidade daquela determinada peça, o ideal é incluir na divisão de tipos. Por exemplo: se uma pessoa só tem duas ou três camisetas polo, vale mais a pena colocar com camisetas de manga curta" . O mesmo vale para as estampas. Se você possui muitas peças estampadas, separe todas em um único grupo, que também pode ser dividido em tipos primeiro. Se não, o melhor mesmo é buscar a cor que chega mais perto de representar a estampa e incluir as peças ali.



Gavetas verticais


 Vertical ou horizontal? É bom usar divisórias?

A regra das cores também funciona aqui. "Para quem tem muitas camisetas, vale organizá-las na vertical, pois dessa forma você ganha muito mais espaço. Uma dica que ajuda muito são as divisórias de gavetas. Elas separam as categorias e deixam a gaveta organizada, prática e facilita manter tudo ordem sempre”. “Existem alguns acessórios chamados de colmeia. Com eles a gente consegue fazer uma boa organização e consegue visualizar todas as peças”, diz. Uma alternativa é montar uma divisória em casa. O acessório pode ser feito de miolo de isopor prensado revestido de papel nos dois lados, que deve ser recortado com estilete e montado, conforme a necessidade, com cola.


Colmeia

No final, "não existe uma técnica ou forma de dobrar que sirva para todos, porque somos todos muito diferentes. O mais importante é ficar prático, funcional, e com uma boa visualização. Todos os acessórios, organizadores e tipos de dobras têm que atender esses três aspectos, então eles podem ser utilizados. A estética é o último aspecto". Por isso, procure, experimente e veja o que funciona melhor para você no atual espaço disponível. O que vale mesmo é deixar tudo em ordem! 


Fonte:http://casa.abril.com.br/
http://www.villamudare.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário