sexta-feira, 11 de março de 2016

Organize seus sapatos: seis ideias de sapateiras

É muito comum as pessoas terem mais sapatos do que lugar para guardá-los. Estas ideias ajudarão você a criar área extra para armazenar seu salto alto e o tênis preferido.

Um dos desafios de Débora Durigon neste projeto era desafogar o closet da moradora. Por isso, a arquiteta criou um móvel híbrido, que, além de abrigar calçados, serve de aparador para TV e objetos. Dividida em três partes,a peça (execução da Regiani Móveis) traz prateleiras retráteis – os vãos entre as bandejas variam de tamanho conforme o tipo de sapato. Nas portas, as ripas abertas foram pensadas para ventilar o interior. O móvel tambémtem seu lado sustentável: “Se chegarem novos pares, alguns antigos precisarão ser doados”, brinca Débora.



Detalhe: Mais espaço, por favor.


Primeiro, veio a estante de estilo industrial (Mult-Rodas). Depois, a sacada de pintá-la de vermelho. Então chegaram os livros, e, só por último, os tênis, que dali não mais saíram. “Deixei-os nas prateleiras devido à praticidade na hora de escolher qual deles usar. Mas também gostei do despojamento que conferiram ao ambiente”, conta o revisor de textos Paulo Kaiser, dono do apartamento. Encaixado no nicho ao lado do armário antigo, o móvel ainda trouxe um ar moderno ao quarto.



Falta de espaço era o principal problema deste apartamento. “O morador tem coleções de diversos objetos. Organizá-los virou a grande questão”, conta a designer de interiores Mayra Navarro, autora do projeto. Para acomodar os inúmeros pares de sandália do proprietário, foi desenhada esta caixa com visor de vidro, que deixa os solados multicoloridos à mostra. Isso facilita a escolha e valoriza os calçados de estimação. Feita de compensado naval revestido de laminado branco e com topo aparente, a peça complementa o painel da TV, que dispõe de prateleiras para toy arts e CDs.



Detalhe: chinelo aos montes.




O armário com portas de correr já fazia parte do mobiliário fixo da casa. “Só precisei reformá-lo para incluir as prateleiras. Assim, consegui espaço para malhas dobradas e sapatos”, conta a designer de interiores e moradora Luiza Biagi, da 2L Arquitetura. As blusas ela separou por cores, e os pares, por tipo e altura do salto. Um sachê antimofo perfumado ajuda a neutralizar possíveis odores, e a sola dos calçados é limpa antes de irem para o armário.







Ao abrir o que parece ser um revisteiro, a surpresa: os nichos trazem sandálias, tênis e sapatilhas. Os calçadospodem tanto ficar à mostra quanto escondidos atrás das placas basculantes brancas. “Este é um móvel usado na organização de lojas. Um amigo o adaptou como sapateira em seu closet e, quando mudou de casa, me deu a peça de presente”, conta a moradora. A estrutura aparente de metal combinou perfeitamente com o visual descolado que ela queria imprimir a seu quarto. Roupa de cama do Mundo do Enxoval e tapete da By Kamy.



Detalhe:Totalmente disfarçados




Inspirada na estante Oto 100, criada pelo estúdio de design dinamarquês Muuto com cilindros de fibra de vidro, nossa repórter visual Juliana Hamacek bolou para seus filhos esta sapateira de cores vivas usando recipientes para lixo reciclável (Mult-Rodas). Simples assim: bastou agrupar oito contêineres e amarrá-los com uma faixaelástica, comprada num armarinho (o nó ficou escondido embaixo). A invenção pode, ainda, funcionar como porta-brinquedos. No beliche, a roupa de cama é da Tok & Stok.



Capriche na organização
✓ Quer incrementar o jeito como você guarda os calçados? O arquiteto Marcelo Rosset sugere instalar prateleiras deslizantes num armário existente. “Elas permitem visualizar melhor os modelos”, diz. Consulte o marceneiro para saber se a estrutura do móvel aguenta receber as novas ferragens.
✓ Home centers são ótimos locais para encontrar organizadores que fazem render o espaço, como prateleiras aramadas, casulos de plástico ou madeira e até uma espécie de bolsa com divisórias para pendurar atrás de portas. A arquiteta Cristina Barbara indica uma caixa de tecido rígido em formato de mala, com divisões internas e tampa de plástico. “Essa peça pode ser colocada, inclusive, sob a cama”, afirma.
✓ Pares de sapato baixo podem ser armazenados no estilo macho e fêmea: com um pé virado sobre o outro (calcanhar sobre ponta), como ensinam as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles. Assim, cabem dois no lugar de um.
Seus pares sempre limpinhos
✓ Os sapatos levam para casa a sujeira da rua. Não dá, portanto, para colocá-los no armário sem uma boa faxina antes. Além de limpar a sola com pano úmido e desinfetante, o curador da loja Stiledoc, Tadeu Nasser, ensina um truque: “Deixo o calçado arejar fora do móvel por pelo menos 24 horas, tempo necessário para tirar a umidade da palmilha”, afrma. Ele também procura manter a porta da sapateira aberta durante o dia.
✓ A fim de evitar o surgimento de odores, a arquiteta Érica Salguero dá sua receita: “Passe bicarbonato de sódio ou talco antisséptico no interior do sapato e, depois, retire o excesso com um pano seco. O processo reduz a proliferação das bactérias causadoras de mau cheiro”, conta ela.
✓ Outra ideia que Érica compartilha é instalar nos armários desumidifcadores de ar elétricos, próprios para o interior de móveis. “Esses aparelhos têm ação antimofo, o que contribui para a conservação dos calçados, aumentando sua vida útil”, explica.



http://www.villamudare.com.br/comprar-casa-residencial-colina-do-espraiado-franca-sp/3059755

http://www.villamudare.com.br/

http://casa.abril.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário